Bom, vou falar agora de alguns problemas que eu enfrentei e sei que muitos enfrentam e vão enfrentar nessa profissão : Imagem em baixa resolução para impressos.
Sei que muitos devem notar que ao solicitar ao cliente o logo de sua empresa em alta ou imagens de seus produtos para colocar em seus catalogos, folders, etc. , a maioria não sabe o que é imagem em alta resolução e na verdade, não é obrigação do cliente saber. Mas ao mesmo tempo, quando tocamos essa assunto aos atendimentos das agências também enfrentamos esse mesmo problema, pois alguns deles não tem idéia da diferença entre imagem em baixa ou em alta – bom isso já aconteceu várias vezes comigo, espero que isso seja uma raridade.
Vamos tomar um exemplo básico: O cliente tem um site, tirou as fotos de seus produtos para inserir neste, e depois de um belo tempo, ele não tem idéia onde guardou essas fotos ou se as possui. Chega um dia ele pede para uma agência criar um catálogo de produtos de sua empresa com fotos. Digamos que a verba é pequena, e ele não quer contratar um fotógrafo para tirar fotos dos produtos então ele encaminha para o atendimento o link do site para colocar em seu catálogo e retirar as fotos de lá. A criação entra no link e depara com várias imagens do tamanho 250×300 em 72 dpis, o que significa, imagem em baixa para impressão.
Agora explicando melhor o que seria essa dpi. O monitor do computador é configurado para visualizar 72 dpis (dots per inch = pontos por polegadas). A internet foi feita para ser visualizada em monitores – é claro que hoje em dia acessamos via celulares, playstation, etc. – então as imagens ficam nítidas numa resolução como essa. Porém em impressão essa resolução é extremamente baixa porque normalmente utilizamos no mínimo 300 dpis para impressos em geral, chegando as vezes até 1200, 2400 dpis em casos extremos.
Outra escolha para utilização de imagens com 72 dpis para internet é que essas imagens ficam leves para serem carregadas, o tamanho delas é extremamente reduzido para que elas sejam acessíveis a pessoas que utilizam de vários tipos de conexões.
Se você utiliza uma imagem com baixa dpi e insere num documento de alta dpi, o que vai acontecer é que a imagem vai ficar extremamente pequena no documento – ainda mais num caso que ela tem 250 x 300 pixels de dimensão, não basta usar a opção de redimensionar do programa, se você faz isso os pontos dessa imagem que estavam configurados para ter 72 estouram e a sua imagem ficaria como um mosaico, cheia de quadradinhos e perderia a definição.
Na imagem acima segue um exemplo da diferença de uma imagem de alta resolução e uma de baixa resoluçao esticada para inserir em um layout de impressão – esse exemplo é com uma imagem de 72dpis, mas imagine que seria assim que ficaria ao inserir uma imagem numa folha A4. A primeira seria uma imagem em alta com 300dpis, ficaria visivel na sua impressao, já a segunda seria uma imagem retirada da internet , que foi esticada para atingir um tamanho de visibilidade na folha A4.
O problema que normalmente enfrentamos é que as imagens em baixa inseridas no layout provavelmente acabariam com este, deixando o layout com aspecto sujo, sem qualidade, e com isso estragaria a imagem que o produto passaria ao consumidor.
A solução para um caso desse seria fotografar novamente os produtos, ou ter acesso aos arquivos originais que foram enviados para colocar no site, lembrando que mesmo que essas fotos existam, elas devem estar em alta e com um tamanho ideal para poder utiliza-las.
Outro problema comum é o envio de jpg do logo para inserção em sites e impressos.
A maioria dos logos foram criados em programas vetoriais ou seja, eles utilizam processos matemáticos para a criação de linhas e curvas , poligonos, elipses, textos, etc. onde eles podem ser ampliados infinitamente sem perder a qualidade final. Além disso, os programas vetoriais podem trabalhar melhor numa criação de logo por sua versatilidade devido as curvas de Bézier onde cada ponto do vetor tem um nó e este pode ser manipulado como uma linha elástica, criando formas.
Quando você insere uma imagem em jpg você transformou esse logo de curvas em imagem ou seja, você capturou o formato final como um “print screen” que você dá em sua tela. E com isso o fundo, por exemplo se for branco, vai ser capturado tb. Imagine q o logo é uma pequena imagem em jpg com um fundo branco e o lugar onde ele vai ser inserido tem um fundo laranja. Ao tentar retirar o branco do fundo do logo ele vai criar serrinhas (alias), e essas serras vao dar a impressão do mesmo problema acima mostrado, um monte de quadradinho ao redor do logo.
Em certos casos, é possivel retirar sem ter q detonar o logo, mas imagine que se for em uma impressao, teria o mesmo problema das imagens, ficaria em baixa e com isso criaria esses quadrados da mesma forma.
Normalmente quando se pede arquivos de logo em alta o interessante seria entrar em contato com a empresa que fez o logo e pedir a cópia aberta e vetorial deste. Os programas que normalmente são trabalhados para construção desse material ficam entre illustrator e corel draw.
Existem alguns designers que gostam de criar logos em Photoshop, mas sempre é preciso tomar cuidado em fazer esse trabalho em alta, pois um dia ele poderar ser usado em um banner de 5 metros e só mesmo o vetor que dá a possibilidade de ampliar nesse formato sem perder a resolução.
Com algumas observações para finalizar. Imagens jpg não possuem transparência. As imagens transparentes se limitam a gif e png (imagens fechadas) . Arquivos PSD podem ser salvos com transparencia porem na hora de exportar a imagem deve selecionar um desses formatos para utiliza-la em seu site. Outro formato que pode ser enviado e no caso de não ter nenhum dos logos em photoshop ou illustrator/corel é o EPS, pois ele pode ser usado para armazenar gráficos (i.e., vetores), imagens raster (bitmap) ou ambos.

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